Cultura
A Cultura é assumida pela Fundação como a sua principal área de atuação, na qual se tem posicionado como mecenas de diversos projetos no domínio das artes e na preservação do património histórico e arquitetónico, nomeadamente, do património museológico, componente essencial da identidade nacional. Tem vindo também a apoiar iniciativas ligadas à arte moderna e contemporânea e eventos que privilegiem a interdisciplinaridade artística e a partilha de cultura com públicos diversos. A Fundação tem ainda a responsabilidade da divulgação do património artístico do Millennium bcp.
Ciência e
Conhecimento
A ciência e a educação são fundamentais para a construção de uma sociedade desenvolvida e para o exercício de uma cidadania responsável e informada, pelo que a Fundação tem vindo a reforçar a sua colaboração com diversos projetos educativos, de investigação científica e de divulgação do conhecimento, através de apoios a programas de pós-licenciatura em universidades portuguesas de referência e a projetos de investigação na área da saúde infantil.
Solidariedade Social
Com o propósito de promover iniciativas que estimulem o desenvolvimento de um contexto social favorável, a Fundação apoia ações de diferentes entidades abrangendo várias áreas de intervenção, como a infância, a adolescência, a pobreza e a deficiência, de entre outros. A todas é transversal a ideia de apoiar as camadas mais frágeis da população e de promover junto das entidades do terceiro setor a eficiente gestão dos recursos disponíveis e a sua sustentabilidade.
No que respeita à preservação do património cultural, para além do apoio a projetos de Promoção e Recuperação de Património Artístico e Histórico, a Fundação é responsável pela gestão e manutenção do Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros, sítio classificado como Monumento Nacional, sendo igualmente sua responsabilidade a organização e dinamização das visitas.
Já no que se refere à promoção e difusão da Arte, sobretudo no que toca às Artes Plásticas, a Fundação celebrou um protocolo de parceria com a DGPC – Direção Geral do Património Cultural e com a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, pelo qual estabelece a promoção e difusão do património artístico e de atividades culturais no Museu Nacional de Arte Contemporânea. Este protocolo prevê a realização de exposições pela Fundação Millennium bcp num espaço deste Museu Nacional.
Convenção para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)