De 1 de outubro de 2025 a 1 de fevereiro de 2026
Galeria Millennium bcp, no MNAC


A Galeria Millennium bcp, no Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC), acolhe, de 1 de outubro de 2025 a 1 de fevereiro de 2026, aexposiçãoMily Possoz: Uma Poética do Espaço. Parte de um projeto expositivo mais amplo, dividido em três momentos, esta mostra destaca o percurso de uma das figuras mais singulares do modernismo português, afirmando a sua relevância cultural e artística.


Mily Possoz (1888-1968), pintora, ilustradora e gravadora portuguesa de ascendência belga, iniciou a sua formação em Lisboa com Enrique Casanova e Emília dos Santos Braga, e, a partir de 1905, estudou na Académie de La Grande Chaumière, em Paris, cidade onde nas décadas de 1900 e 1910, conviveu com diversos artistas coevos como Eduardo Viana e Amedeo Modigliani.


A sua obra combina uma liberdade no uso da cor que ecoa propostas vanguardistas, com um traço despojado ao nível do desenho e da gravura que recorda Tsugouharu Foujita. O lirismo presente nos temas e a novidade na formulação do espaço, frequentemente habitado por figuras femininas, conduz a uma proposta singular, mas atenta ao pulsar do seu tempo.


O núcleo expositivo apresentado na Galeria Millennium bcp centra-se na produção de Possoz até à década de 1940, incluindo estudos iniciais, retratos de familiares e modelos, cenas de urbanidade parisiense e testemunhos da sua participação no modernismo português. A mostra integra três obras da coleção Millennium bcp, onde se torna evidente o seu domínio do desenho e da cor.


Com curadoria de Emília Ferreira, este projeto expositivo apresenta-se como uma releitura da obra de Mily Possoz, “contextualizando sempre que possível, a produção e desfazendo muitos equívocos existentes”. O resultado é a celebração de uma poética visual simultaneamente moderna e atemporal.
A exposição “ Mily Possoz. Uma Poética do Espaço “estará patente entre:
Na Galeria Millennium bcp, no MNAC.
- 1 de outubro de 2025 e 1 de fevereiro de 2025: Dos trabalhos de juventude à obra de 1940
No MU.SA– Museu das Artes de Sintra
- 3 de outubro de 2025 a 1 de fevereiro de 2026: Obras de 1943 a 1968
Na NOVA Medical School – Advanced Health Education | Health Campus, Cascais
- De 23 de outubro a 1 de fevereiro de 2026: Outras paisagens