A Fundação Millennium bcp apoia a Obra Completa Pombalina

Com o apoio da Fundação Millennium bcp, no passado dia 13 de maio – dia do nascimento do Marquês de Pombal, foi apresentado ao público o primeiro volume do Tomo I (Escritos de Inglaterra – 1738-1739), nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa.

A obra completa Pombalina é composta por cinquenta volumes, é baseada na sua obra escrita e resulta de uma investigação, ao longo de cinco anos, que teve a coordenação científica de José Eduardo Franco, Pedro Calafate, Viriato Soromenho Marques e Ana Leal de Faria.

Para o desenvolvimento deste projeto foi constituída uma vasta equipa científica de 30 investigadores e 125 especialistas nacionais e internacionais no Século das Luzes com o apoio mecenático da Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal de Oeiras, Câmara Municipal de Pombal, Câmara Municipal de Sernancelhe, Fundação Marquês de Pombal, Fundação Millennium bcp, Grupo Jerónimo Martins e da Universidade de Coimbra.

Segundo os coordenadores do projeto, é conhecida a importância histórica do Marquês de Pombal e da sua ação política e diplomática, que o tornaram num dos políticos portugueses mais marcantes e de maior projeção internacional. Sebastião José de Carvalho e Melo, diplomata da corte portuguesa junto da corte inglesa e da corte austríaca, e depois “Primeiro-Ministro” de D. José I, legou à posteridade uma vasta obra por ele escrita ou inspirada diretamente. 

Este texto foi baseado nos artigos:

DNMadeira online – https://www.dnoticias.pt/2024/5/12/405129-madeirense-jose-eduardo-franco-na-concepcao-e-direccao-da-obra-completa-pombalina/

Informação Lisboa – https://informacao.lisboa.pt/noticias/detalhe/vida-e-obra-do-marques-de-pombal-apresentadas-em-50-volumes

Créditos: todas as fotografias são da autoria de Florentino Bernardes Franco.