2018
Lisboa, Galeria Millennium
De 23 de Fevereiro a 19 de Maio de 2018
Fotografias e Vídeos:Nuno Cera
Produção: A+A Books
Mecenas Exclusivo: Fundação Millennium bcp
A propósito da edição do livro Guia de Arquitetura Eduardo Souto de Moura Projetos Construídos em Portugal a editora A+A Books convidou o artista e fotógrafo Nuno Cera a “viajar” por Portugal Continental e Insular retratando os projetos que constam da publicação, e que de uma forma hors-texte evocam em fragmentos o traço e a linguagem do arquiteto.
Desta “viagem” surge a Exposição Poesia Mineral, que irá estar patente na Galeria Millennium de 23 de fevereiro a 19 de maio de 2018, em Lisboa.
Composta por 18 fotografias e 2 vídeos o layout da exposição, pensado pelo artista Nuno Cera, apresenta e contextualiza a quem a “vê” fragmentos intencionalmente preferidos da obra do Arquiteto Eduardo Souto de Moura.
As fotografias apresentadas reconhecem a poética que caracteriza o trabalho de Nuno Cera e são como que um ensaio à sua experiência pessoal, sensitiva e de visão do objeto a retratar. A análise que o seu olhar provoca leva o espectador a aprofundar o sentimento da realidade e da beleza justapondo-se a uma alegoria da obra de arquitetura. Este exercício de linguagem artística, que resiste ao olhar objetivo, leva Nuno Cera a uma experiência de liberdade no espaço, na forma, na matéria e no lugar.
Poesia Mineral ultrapassa os limites de uma exposição de fotografia. Ela revela o que o olhar de Nuno Cera constrói: um ensaio livre sobre a grandeza da arquitetura de Eduardo Souto de Moura compreendendo o seu poder através da delicadeza poética que como artista tanto o distingue.






